Título: Taboas do lugar do Sol
Data: [1623]
Descrição: Cópia em letra cuidada
Trata-se de um conjunto de documentos auxiliares da navegação relativos aos cálculos da latitude determinados pelas alturas meridianas das estrelas ( Sol e Estrela Polar) necessários para traçar a rota do navio
Fontoura da Costa (Bibliografia Náutica portuguesa até 1700), atribui a autoria das «Tábuas do lugar do Sol» a João Baptista Lavanha (cfr. p. 40, 60 Ma e p. 21, 11 M), e da «Tábua das amplitudes», a Manuel de Figueiredo (cfr. p. 40, 60 Ma e 62, 91 A)
Constituído por: «Taboas do lugar do Sol» (f. [V]-[IX]); «Como Se Çabera, pelas pasadas taboas, o lugar do Sol» ([IX v], «Declarasão das seguintes taboas, da largura de leste ou de oeste» (f. [X]); «Seguemse as taboas da largura de leste ou de oeste Estamdo o Sol nos çinos do carneiro da balança da virgem dos peixes Seruem as çeguintes taboas» (f. [XI], «Estamdo o Sol nos Sinos do tauro de escorpio do lião de aquario Seruem as segintes taboas» (f. [XVI]), «Estamdo o Sol nos çinos dos gemeos do Sagitario do carangeyo de capricoprnio Seruen as segimtes taboas» (f. [XXI]), «Uzo das pasadas taboas» (f. [XXVI])
Encadernado com outros textos de Náutica
Monografia
Tipo: material textual, manuscrito
Manuscrito]
Idioma: Português

Visualizar


Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta