A Abelha : semanario scientifico, industrial e litterario

Título: A Abelha : semanario scientifico, industrial e litterario
Data: 1856-
Descrição: Papel amarelecido e acidificado, com rasgos nas bordas. Encadernados juntos os 16 exemplares.
Texto inicial apresentando a temática da revista e o caráter progressista da mesma. Publica opinião, crônicas, críticas literárias e de teatro, poemas e contos, de autores europeus e autores brasileiros. Apresentou mudanças de tipografia e periodicidade – de semanal para quinzenal: semanal (n.1 ao n.9, jan./mar. 1856); quinzenal (n.10 ao n. 16, mar./jun. 1856). Seções: Aos leitores (texto inicial); A exposição dos productos da nossa industria; Insalubridade e policia sanitaria das fabricas e officinas consideradas em geral; O panopticon de Londres; Resistência dos tubos de Gutta-Percha; Revivificação do carvão animal; Estrume precioso; Sub-seção: Parte scientifica e litteraria - Mais uma demonstração da rotação da Terra; A lenda da cholera (conto). Tipografias: Typ. Imparcial de Silva Junior: Rua da Carioca n.32. Empresa Nacional do Diário: Rua do Rosário n.84. Item descrito: 8p.
Carimbo Bibliotheca Nacional e Publica do Rio de Janeiro.
Colaborador(es): Amelie Eduards; Aureliano Scholl; Carlos Geyler; Domingos José Bernardino d' Almeida; José Joaquim Rodrigues Bastos (1777-1862); Jobert; Luiz Felippe Leite; Luiz Figuier; Luiz da Abreu; Mendes Leal Junior (1818-1886); Quintino Bocayuva (1836-1912); Silvestre; Veríssimo A. Pereira.
BIN: 0000332135
Resgate da Memória Hemerográfica Brasileira
Periódicos e Literatura
Papel madeira
30x22 cm
Mudanca de subtitulo: periodico universal (n.9 de 15 mar.1856)
Tipografia a rua do Rosario, n.84
Redacao a rua do Sabao, n.45
Mudanca de tipografia: Typ. Imparcial, de Silva Junior, a rua da Carioca, n.32.
Periodicidade varia
Máscara gráfica: cabeçalho: letras variam, linhas duplas separam título de número ano de publicação e data; paginação: texto em duas colunas, separadas por linhas, seções e textos separados por vinhetas e linhas fantasia, com títulos em tipos de letras variados.
Assuntos: Brazilian periodicals - Rio de Janeiro (Brazil: State)
Periódicos brasileiros - Rio de Janeiro (RJ)
Generalidades
Tipo: Periódico
Idioma: Português

Visualizar


Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta