Aura : : periódico litterario e recreativo

Título: Aura : : periódico litterario e recreativo
Data: 1881
Descrição: Estado físico: papel amarelecido, acidificado e quebradiço.
Memória do periódico: texto inicial elogioso ao fundador do Lyceu de Artes e Officios. Nota na última página, do n. 2, avisa que "Publica-se 4 vezes por mez". O n. 3 inclui um terceiro nome entre os proprietários: Fragozo. A partir do n.4, a seção "Litteratura" inclui poesias curtas, charadas e anedotas, mantendo o título "Poesias" para a composição maior. A partir do n.5, a seção "Publicações a Pedido" reúne poesias curtas. Publica seção de cartas. Faz referências a outros periódicos da época. Seções: Expediente; Folhetim da Aura - O homem ou as virtudes do sexo feminino; Noticiário (nota 1? número do "Espectador" e do "Mascotte"); Poesias; Motte; Acróstico; Charadas; A mulher do jogador (conto); Variedade. Citado em www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br. Redação e tipografia: Rua de S. José n. 47. Redação(N.5- ); Rua da AlfÂndega, n. 27. Está numa miscelânea composta por 29 publicações de 1864 a 1872; originárias de diferentes localidades do Brasil. Item descrito: 4p.
Descrição baseada no: Ano 1,n.2(set.1881)
Proprietario: Lima B. Braga & C.
Colaborador(es): A. Epiphanio de Lima; B.A. Fraga; E.M. Ribeiro; Julio Jamim; L.J. Vasconcellos; L.P. Carvalho; Marcos E. da Silva Amaral; Rosendo Muniz; Rodolpho C. Doria. Proprietário(s): A. Lima & B. Fraga.
Referencia: Anais BN, 1965, v.85, p.16.
Resgate da Memória Hemerográfica Brasileira
BIN: 0000220612
Dados tipograficos e subtitulo, cf/ref.
Máscara gráfica: cabeçalho: tipos de letras variam, fio data segura local, data, ano e número acima do título e sub-título; propriedade separada por fio do título acima e por fio duplo do texto abaixo; paginação: tipos de letras variam, texto em duas colunas, separadas por fio corredor, fios de diferentes tipos separam assuntos, vinhetas e travessões separam notícias e textos dentro de um mesmo assunto; algarismo designativo da página 3, do Ano 1, n.3 está impresso invertido.
Assuntos: Periódicos brasileiros - Rio de Janeiro (RJ)
Literatura
Literature
Brazilian periodicals - Rio de Janeiro (Brazil : State)
Coleção/Fonte: Periódicos e Literatura
Tipo: Periódico
Idioma: por

Visualizar


Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta