Título: Mapa da demarcação diamantina
Mapa da demarcaçaõ diamantina
Data: 1776
Descrição: Na margem inferior esquerda, insere-se cartela com a seguinte menção: «Explicaçaõ do que contem este Mapa: As letras redondas mostraõ os Arraiais ha na Demarcaçaõ. As letras de maõ mostraõ os Quarteis estes estaõ devidos com linhas encarnadas em cada hum assiste dois soldados e dois pedestres para patrulharem os Corgos Que lhe pertence, exceto no Milho verde que tem quatro pedestres ser o de maior trabalho. As letras de conta nas linhas pardas em circunferencia do Arraial do Tejuco (que he o centro da Demarcaçaõ) mostraõ as estradas e para onde se dirigem. A demarcaçaõ esta circundada com a linha verde e continua esta, pela Jequitinhonha, e vertentes the quaze 100 leguas»
Na margem inferior ao centro insere-se cartela, com legenda, que referencia as seguintes estradas: «para o Rio de Janeiro, para o Certaõ e q[uarteis da] Chapada Andaial e Inhaý, para o Certaõ taõbem, [para a Villa] do Bomsuceso de Minas novas [e] para a Villa do Principe»
O mapa representa a demarcação da Região Diamantina, situada na comarca do Serro Frio, na Capitania de Mato Grosso, no Brasil. O centro da demarcação era o Arraial do Tejuco, actual cidade de Diamantina. Este mapa pode ter feito parte de um anexo da correspondência trocada entre a Real Extracção dos Diamantes, no Arraial do Tejuco, e a Directoria dos Diamantes, em Lisboa.
Monografia
Na margem superior esquerda insere-se cartela, com legenda, que referencia os seguintes arraiais: Tejuco, Rio manso, Inhaý, Chapada, Gouveia, Andrequicé, Milho Verde, S. Gonçalo, e os seguintes quartéis: do Tejuco, do Rio manso, do Inhaý, do Andaial, da Chapada, do Rio Pardo, da Gouveia, da Prauna e do do Milho Verde
Tipo: material cartográfico, manuscrito
Material cartográfico]

Visualizar


Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta