Título: Aduertençias de naueguantes
Advertências de navegantes
Autor/Colaborador: Meneses, José de, fl. 164-
Cadaval,
Data: [1640-1641]
Descrição: Marcos Cerveira de Aguilar foi capitão de ordenança em Setúbal, foi autor de "Diálogos das armadas e naus de guerra destes reinos de Portugal e senhorios", dirigidos ao conde D. Diogo da Silva, "Governador dos Reinos, e Senhorios de Portugal"
Obra dedicada "a dom Joseph de meneses do concelho de guerra de Sua Magestade guouernador da fortaleza de São G[ul]iao" (f. III). D. José de Meneses foi nomeado em 1640 por D. João IV conselheiro de guerra e governador do forte de S. Julião. Vítima de uma calúnia de Pedro Bonete, que o acusou de conspiração, foi preso em 1643 e libertado no ano seguinte por confissão do seu acusador. Foi exilado para Cantanhede, onde viveu o resto da sua vida. O brasão dos Meneses de Cantanhede aparece no f. I
Obra constituída por 35 capítulos na forma de diálogo entre um capitão e um soldado, relativa a navegação e ciência bélica naval. Inclui um pequeno roteiro das barras e portos peninsulares desde o Cabo de S. Vicente até ao Cabo Finisterra e desde este até Cartagena. Possui uma parte introdutória (f. II), uma dedicatória a D. José de Meneses (f. III) e uma advertência aos leitores (f. IV e V)
Original autógrafo. Apresenta várias rasuras
Monografia
Assuntos: Náutica
Tipo: material textual, manuscrito
Manuscrito]
Idioma: Português

Visualizar


Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta