Jornais e revistas, os tipos mais conhecidos das chamadas publicações periódicas, são ainda hoje um dos veículos mais valiosos para a ampla e rápida circulação de ideias e propagação da cultura.

Seu papel é indispensável na construção e aperfeiçoamento das sociedades modernas, sobretudo quando levam aos seus leitores a informação correta sobre os fatos de importância que ocorrem tanto nas pequenas quanto nas grandes comunidades humanas; quando promovem amplos e esclarecedores debates sobre os grandes problemas da humanidade; quando contribuem para o desenvolvimento cultural ou, ainda, quando divertem, oferecem informações úteis aos cidadãos, prestam serviços, orientam, educam.

Em síntese, eles não apenas contêm parte significativa da memória dos vários acontecimentos de que é feita a vida social, como são, na expressão cunhada por Robert Darton e Daniel Roche, ”força ativa na história”. Preservar e disseminar a imensa massa de informações neles acumulada é tarefa inadiável.

Na Biblioteca Digital Luso-Brasileira, pesquisadores de qualquer parte do mundo têm agora acesso livre, imediato e sem qualquer ônus a títulos pertencentes ao acervo das instituições que a integram. O acesso é simples e direto graças ao sistema de recuperação da informação adotado, que permite a busca do conteúdo textual de cada página digitalizada.

Pesquisa no acervo de periódicos portugueses

Pesquisa na Hemeroteca Digital Brasileira